Com projeto de expansão em três capitais e de entrada em nove cidades, a Telefônica/Vivo pretende implantar neste ano 178,6 km de fibra no País, segundo informou a empresa nesta quarta, 28. Com isso, a operadora diz que a extensão da rede até o final de 2014 será de 294,4 km com o crescimento. A ideia é ganhar mercado no segmento corporativo fora de São Paulo.
Bem conhecidos e usados nas empresas, os tarifadores telefônicos já desempenharam um papel importante no controle de custos em telefonia, e quando se fala em gestão de gastos nessa área, são eles que geralmente vêm à lembrança. Porém, com os avanços da tecnologia surgem novos sistemas capazes de oferecer vantagens com relação aos tarifadores: atualmente os sistemas de T.E.M. (Telecom Expense Management) dispensam a utilização desses. Mas quais as diferenças?
O mercado brasileiro de Serviço Móvel Pessoal (SMP) fechou abril praticamente estável na comparação com março, de acordo com dados divulgados pela Anatel nesta terça-feira, 20. O destaque novamente vai para o mercado de 4G, que mostrou crescimento líquido mensal recorde. Por outro lado, os acessos de terceira geração não compensaram as desconexões da base 2G no período, e a base de terminais de dados observou a maior queda desde 2012.
Bring Your Own Device (BYOD) é, basicamente, a utilização pelo funcionário de seus próprios dispositivos– smartphones, tablets, notebooks – no ambiente de trabalho. Essa é uma tendência apontada por várias empresas de pesquisa em tecnologia da informação e que promete trazer benefícios para empregadores e empregados. Ainda assim, nos encontramos em um momento inicial do debate sobre o modelo.
O presidente da CCT, senador Zezé Perrella (PDT-MG), comentou a declaração do ministro das Comunicações, na segunda-feira, 12, de que seis estádios ficarão com o serviço de telefonia comprometido. Segundo o senador, no caso do Mineirão, o que impediu a instalação das antenas foi o fato de os administradores do estádio quererem cobrar das empresas R$ 10 mil por mês pelo aluguel de um espaço, em vez dos R$ 2 mil oferecidos.
Você tem alguma ideia de quanto dinheiro sua empresa pode estar jogando fora por causa de cobranças indevidas em telefonia? Talvez alguns dados ajudem a entender essa questão. Começamos com um exemplo simples: só no ano passado o setor de telecomunicações superou o bancário e passou a liderar o ranking de reclamações no Procon de São Paulo. Foram 75.401 registros, 13,18% a mais que em 2012.
Os resultados financeiros do primeiro trimestre de 2014 da Telefônica/Vivo registraram, mais uma vez, aumento de receita, mas queda no lucro líquido. É um quadro que vem se repetindo na comparação anual entre trimestres nos últimos balanços. Ao final de março, o lucro líquido da companhia somou R$ 660,8 milhões, queda de 18,4% em relação ao primeiro trimestre do ano anterior, impactado por esforços de melhoria do desempenho do negócio fixo, do aumento da base móvel e maiores despesas financeiras.