• Entre em contato conosco: +55 (11) 4111-1353
Acompanhe-nos!

Teles investirão US$ 53,5 bilhões em fibra até 2017

A evolução das redes de acesso para atender a demanda por velocidades cada vez mais elevadas e o grande crescimento do tráfego de dados têm levado as operadoras a trazer a fibra óptica cada vez mais perto dos usuários. Esses roll-outs de fibra devem fazer com que as operadoras de mercados desenvolvidos desembolsem cerca de US$ 53,5 bilhões entre 2012 e 2017, segundo estimativas da consultoria Analysys Mason. A maior fatia desses investimentos, US$ 25,9 bilhões, deve ser feita em países da Europa Ocidental. O estudo avaliou mercados de países desenvolvidos da Europa, Ásia-Pacífico e América do Norte.

Projetos de fiber-to-the-home (FTTH) devem consumir nos próximos cinco anos 82% dos investimentos das teles com fibra, ou cerca de US$ 43,9 bilhões. O restante deve ser aplicado em soluções híbridas de

BlackBerry suportará convergência fixo-móvel da Siemens

A RIM anunciou nesta segunda, 23, que a versão 5.1 do BlackBerry Mobile Voice System (MVS) passará a suportar o OpenScape Voice V6, solução de convergência fixo-móvel da Siemens Enterprise Communications. Isso permitirá aos clientes da solução da Siemens que acessem funcionalidades do telefone fixo a partir de seus telefones BlackBerry. Entre as funcionalidades estão discagem de ramais, chamada em espera, transferência e conferência.

O BlackBerry MVS funcionará em redes móveis ou WiFi, a partir da conexão com Gateway AudioCodes Mediant e já dá suporte a sistemas telefônicos corporativos da Mitel, Avaya, Nortel e Cisco.

Fonte: Telet

Telefônica/Vivo investe R$ 120 milhões em mudança de marca

O grupo Telefônica/Vivo está investindo R$ 120 milhões na mudança de sua marca no Brasil, que passará a ser somente Vivo, tanto para serviços fixos quanto móveis, informa o diretor-executivo de marketing do grupo, Daniel Cardoso. O montante inclui gastos com publicidade e com treinamento de pessoal nas lojas e no call center.

A comunicação aos clientes já começou e a troca de marca será efetivada no dia 15 de abril, quando as 130 lojas próprias da Telefônica em São Paulo amanhecerão com a marca Vivo e passarão a vender tanto produtos fixos quanto móveis. Da mesma forma, as mais de 300 lojas próprias da Vivo em todo o Brasil passarão a comercializar serviços fixos (onde estiverem disponíveis) a partir da referida data.

Teles respondem por 10% a 20% do mercado global de Wi-Fi, calcula Cisco

Três anos atrás, as operadoras de telecomunicações respondiam por menos de 5% da demanda mundial por equipamentos Wi-Fi. Agora, essa participação está entre 10% e 20% de um mercado que movimenta anualmente cerca de US$ 3 bilhões no mundo, estima o vice-presidente de mobilidade da Cisco, Tom Wilburn. "As redes móveis são caras. Por isso as teles investem em Wi-Fi. Temos projetos dessa tecnologia com grandes operadoras no mundo todo", comenta o executivo, que está em visita ao Rio de Janeiro esta semana por conta de um evento corporativo da empresa na cidade.

Uma das frentes da Cisco para atender à demanda de operadoras de telefonia consiste no desenvolvimento do chamado "hotspot 2.0", que permite a conexão automática a redes Wi-Fi por usuários de serviços móveis a partir da identificação via SIMcar