• Entre em contato conosco: +55 (11) 4111-1353
Acompanhe-nos!
image

Milhões de reais em redução: como essas 4 empresas se tornaram cases de sucesso em redução de custos

Preparamos este conteúdo para apresentarmos quatro casos de sucesso de empresas que investiram na gestão de telecom e obtiveram retornos significativos na redução de custos. Com eles esperamos trazer um esclarecimento prático da importância de uma boa gestão de recursos de telecom e uma noção sobre o retorno financeiro que se pode ter pelo investimento na implantação dessa prática gerencial.

É importante ter sempre em mente que esses resultados foram obtidos através da automatização da gestão, o que traz benefícios significativos para as empresas que adotam esse sistema de gerenciamento. Confira os casos:

1. Empresa referência mundial na indústria do aço

Com a implantação da gestão completa de Telecom para telefonia fixa, móvel e dados, apenas entre 2015 e 2017 houve uma economia acima de 20% de seus custos  para este cliente, dividido entre valores contestados, otimizações de consumo e readequação de planos e pacotes, cancelamento de serviços sem utilização e auditorias de SLA.

A gestão de telecom também foi simplificada através da redução do número de faturas recebidas e da padronização de todos os arquivos eletrônicos das operadoras. Desta forma, os gestores passaram a ter informações confiáveis e de fácil entendimento segmentadas por centro de custo e usuário. Além disso, diversos outros relatórios agora oferecem informações detalhadas do perfil de consumo da empresa.

Atualmente todas as contas são auditadas segundo as regras de tarifação da Anatel e cada serviço cobrado é verificado com base no contrato vigente. No caso de contestações, o processo de automatização é feito até o estorno ser efetuado pela operadora. Através do TWM, software para gestão automatizada de custos de telefonia oferecido pela Guiando, todo o inventário de ramais, celulares, links de dados e linhas é controlado, assim como o local e usuário de cada ativo.

Como parte do relacionamento com as operadoras, a automatização garante o acompanhamento mensal dos passivos em aberto e a solicitação da prorrogação da data de vencimento das faturas chegadas em atraso, evitando o pagamento de multas. Também são feitas análises que visam à customização das plantas, o que reduz o número de faturas e facilita a identificação de circuitos sem uso.

Como parte do que auxiliou na redução de custos da empresa em questão está a equipe de outsourcing com um atendimento personalizado, atendendo solicitações dos clientes com relatórios personalizados e análises específicas. A equipe também é responsável pelas análises de novas alternativas de redução de custos, como a análise de viabilidade financeira para a implantação de VoIP, que utiliza a infraestrutura de dados interna já existente; e realização de RFP para contratação de novos serviços.

2. Empresa mundial líder no setor de cosméticos

Nesta empresa as informações eram controladas através de planilhas que comumente ficavam com os dados desatualizados. Com o início do trabalho automatizado, elas foram uniformizadas e migradas para o software de gestão, onde as informações ficam consolidadas.

A partir das condições de contrato com as operadoras e da importação mensal das faturas para a plataforma, mensalmente é analisado e elaborado um book de oportunidades de redução de custos, apresentando a evolução histórica de gastos por serviço e identificando os 20 funcionários que mais utilizam as linhas. São indicadas, então, oportunidades de redução de custos, que são acompanhadas e têm seus ganhos apresentados.

Logo no início dos trabalhos foram ajustados problemas no faturamento, detectados recursos contratados mas sem utilização, além da readequação de diversos planos e avaliação e seleção dos melhores fornecedores. Além disso, as despesas com roaming internacional tiveram uma grande redução com a adoção de um novo processo de fluxo de informações relacionadas às viagens de executivos ao exterior. Com esse conjunto de ações, em poucos meses de adoção ao sistema de automatização de gestão de telecom, a redução chegou a 36% nas despesas de telefonia móvel e 56% em telefonia fixa.

3. Multinacional  de distribuição e prestação de serviços em aço

Todas as faturas dessa empresa são auditadas conforme as regras da Anatel. A quantidade de linhas aumentou em 84% e, ainda assim, com as medidas implantadas pela Guiando e o processo de RFP conduzido por nós, houve redução de 56% nos gastos com telefonia móvel e o ticket médio caiu de R$ 137,60 para R$ 37,83.

Segundo o diretor de TI da empresa, a economia foi de  mais de um milhão de reais no primeiro ano, quando consideramos os valores estornados devido auditoria de passado. No segundo ano de parceria ele deu o seguinte depoimento: “Tínhamos uma operação com 539 linhas de celulares, a um custo aproximado de superior a R$ 100 mil/mês. O objetivo traçado foi de, em 24 meses, obtermos uma economia de R$ 1 milhão. Hoje, 18 meses depois, estamos com 950 linhas de celular e um custo aproximado de R$ 40 mil/mês. Ou seja, não só atingimos a meta como quase dobramos o número de linhas”.

4. Grande grupo de mineração

Contando com mais de 100 mil profissionais e atuação em diversos continentes, o grupo já contava com uma área de gestão de custos em telefonia e alguns processos, os quais foram expandidos e otimizados com o software TWM – Telecom Web Manager. O processo de controle foi simplificado, com a redução de 77% na quantidade de faturas recebidas mensalmente, além da diminuição no número de fornecedores.

Os tipos de conferência aos quais as faturas eram submetidas foram ampliados, tornando ainda mais confiável o processo de auditoria de tarifas e pacotes, o que proporcionou mais tranquilidade na realização dos pagamentos. Com o uso regular do TWM, todas as despesas passaram a ser rateadas de acordo com a área que originou o custo, e todos os meses novas oportunidades de redução de despesas são identificadas através do trabalho continuado da equipe de outsourcing. Com todo o esforço no trabalho de auditoria e consultoria, ao longo da parceria entre o cliente e a Guiando, já foram economizados mais de 3 Milhões de Reais.

Além disso, o processo logístico de solicitação e entrega de aparelhos também foi otimizado com a utilização do TWM e com o uso do software, a acurácia do controle de inventário foi significativamente melhorada pela atualização constante das informações. Além da gestão dos custos, a equipe da Guiando faz também a gestão física de todos os aparelhos celulares e Ramais CISCO do grupo, totalizando quase 3.000 equipamentos.

Somando todos os benefícios obtidos pela empresa através da parceria com a Guiando e utilizando constantemente a plataforma do TWM, o grupo foi beneficiado com uma redução de mais de 60% no somatório geral de custos.

TWM - Telecom Web Manager

Comentários

Comente você também