• Entre em contato conosco: +55 (11) 4111-1353
Acompanhe-nos!
image

Tendências mobile e gestão de telefonia: o que é preciso saber?

O quanto deve crescer a utilização de dados por smartphones nos próximos anos? Os dispositivos serão responsáveis por qual porcentagem desse uso? Essas são questões que o último relatório da Ericsson buscou analisar. O Ericsson Mobility Report enumerou diversas tendências em mobile. Hoje falaremos de algumas delas e sua relação com a gestão de telecom das empresas.

1 – Crescimento do uso de dados na América do Norte: A Ericsson estima que o tráfego de dados em smartphones na América do Norte deve crescer oito vezes, levando em consideração o período de 2014 a 2020. Só no Canadá, o uso deve crescer cinco vezes.

2 – Crescimento também em outras partes do mundo: O resto do mundo deve acompanhar essa tendência. O tráfego de dados via dispositivos móveis na Europa, Oriente Médio, África e Ásia será onze vezes maior, segundo o relatório.

3 – Maior porcentagem do tráfego no mundo será via smartphone: O uso da computação móvel deve se solidificar ainda mais. A projeção é de que em 2020 os smartphones sejam responsáveis por nada mais nada menos que 80% do tráfego de dados.

4 – Crescimento da “HD voice”: O uso das mensagens de voz em alta definição, a chamada “HD voice” ou “Wideband audio” deve aumentar devido a novas tecnologias e aplicativos que deem conta da transmissão com qualidade. A expectativa é de que essa melhoria seja atrativa e renove os serviços baseados em voz.

5 – Uma minoria de usuários será responsável pela maior parte dos dados trafegados: O relatório da Ericsson aponta também que os usuários hard tendem a dominar o uso de dados. Os 10% de usuários mais ativos serão responsáveis por 55% do tráfego de dados mobile. Aumentado a porcentagem, chega-se à conclusão de que os 20% de pessoas que mais navegam em seus dispositivos usarão 70% dos dados.

Como você e sua empresa devem se preparar para essas tendências?

Relatórios com tendências sempre são úteis para que os gestores projetem também ações futuras – por vezes, um futuro próximo. Com o aumento da utilização de dados por smartphones, quais as melhores políticas de uso e planos, por exemplo? Assim como alguns usuários serão responsáveis pela maior parte do tráfego, da mesma forma alguns setores das empresas necessitam de mais recursos, e isso deve ser observado.

Essas são questões que os gestores devem ter em mente não apenas para os próximos anos, mas, agora. Além disso, a previsão de crescimento do mobile atenta para as ferramentas usadas na gestão de telefonia. Reunir e analisar dados de utilização tão intensa de ativos requer, cada vez mais, softwares e processos automatizados

TWM - Telecom Web Manager

Comentários

Comente você também