• Entre em contato conosco: +55 (11) 4111-1353
Acompanhe-nos!
image

O que é preciso para construir o orçamento de telecomunicações das empresas?

Mensurar o orçamento de telecomunicações de uma empresa é uma tarefa complexa e minuciosa, uma vez que o orçamento é alocado em centros de custos e contas contábeis distintas. Ao mesmo tempo em que se analisa os gastos históricos para base de projeção, é preciso estar atento às tendências do mercado e reflexos de reajuste e renegociação contratual com as operadoras. Quais detalhes devem ser levados em conta pela gestão de telecom na hora de gerar este orçamento? Com certeza, essas cinco dicas irão ajudar.

Dica 1: Mensurar os gastos – Uma boa dica na hora de mensurar os gastos é utilizar os gastos históricos e não consumo, que reúnem não só os dados de pagamento, mas também custos relacionados ao equipamento, por exemplo. Atenção: sempre observe quais desses gastos são fixos (assinatura, franquias) ou variáveis (ligações). Isso fará da análise de gastos mais exata.

Dica 2: Usar as faturas das operadoras – Muitas operadoras oferecem aos clientes corporativos a possibilidade de acompanhar online os dados de faturamento e os relatórios de cumprimento de contato. Eles são úteis para as análises de consumo, tendências e preços.

Dica 3: Usar planos de dados com planejamento – Na hora de contratar o plano de dados nem sempre o pacote ilimitado é a melhor opção. Dependendo da necessidade, pode-se optar por planos limitados mais baratos, desde que isso não gere impactos negativos na área de negócios.

Dica 4: Manter o inventário atualizado – Um inventário com dados e cadastros atualizados garante ao gestor maior poder de negociação para fechar os contratos. Com o conhecimento da infraestrutura e dos ativos de telecom, consequentemente conhece-se também as reais necessidades da companhia.

Dica 5: Pensar no orçamento anual da empresa – Devido a reajustes ou renovações contratuais, os custos da empresa podem crescer ou reduzir ao longo do ano. Esses fatores devem ser observados para que se tenha uma visão orçamentária mais abrangente, possibilitando um planejamento anual mais acertado.

Essas são apenas algumas dicas sobre o planejamento orçamentário de telecom das empresas. Preparamos um e-book exclusivo mais detalhado e com muitas outras ideias que ajudarão nessa importante tarefa. Baixe o e-book clicando aqui.

TWM - Telecom Web Manager

Comentários

Comente você também