• Entre em contato conosco: +55 (11) 4111-1353
Acompanhe-nos!
image

BI e TEM: Como ferramentas de gestão em telefonia superam barreiras na exploração de dados

A “fronteira analítica” dentro de um conceito de TI bimodal deve ser superada nas empresas, reconstruindo-se plataformas de BI e analytics. Essa é a visão do Gartner ao analisar a situação da exploração de dados pelas companhias em um cenário de ascensão da economia digital. Na medida em que crescem a necessidade e a capacidade de explorar as informações e transformá-las em conhecimento estratégico, algumas ferramentas, como as planilhas, tornam-se insuficientes. Para a consultoria, existem ainda certos dilemas quando o assunto é Business Intelligence: exigências opostas que desafiam líderes de TI e de Analytics na busca por uma síntese que as solucionem.

O contraponto entre modelos organizacionais centralizados e descentralizados é um exemplo. Embora a análise de dados, integração de informações e relatórios sejam geralmente centralizados em uma equipe de BI, alguns usuários comerciais preferem uma abordagem descentralizada. Nesse caso, indivíduos ou grupos de trabalho poderiam analisar e tirar conclusões necessárias sobre seus próprios dados. Descentralizar mantendo a consistência e integridade dos dados passa a ser o desafio nessa tentativa de fundir e resolver exigências opostas.

Bussines Intelligence em gestão de telecom: o TWM

Funcionando como uma ferramenta de Business Intelligence, o TWM da Guiando Telecom sintetiza várias dessas questões. Uma delas é fusão entre análise de dados e produção de conhecimento para tomada de decisões estratégicas. O software não apenas apresenta os relatórios de dados, mas oferece opções para solucionar os problemas encontrados. Exemplo disso é módulo de Business Intelligence do TWM, onde o usuário pode criar relatórios que mensuram métricas referente ao próprio negócio dele, por exemplo, tempo médio de atendimento, ligações improdutivas, comparativos de vendas entre unidades, etc.

Até mesmo o dilema entre centralização e descentralização, citada pela consultoria Gartner, é em partes, resolvido no que se refere a gestão de telecom. Todas as informações e análises geradas não são enviadas apenas para os gestores: é possível encaminhar os dados com segurança para os usuários finais, através dos relatórios por email, estimulando a autogestão, descentralizando o acesso e criando um ambiente de colaboração. Na era da informação, empresas que priorizam o fluxo de informações internamente só têm a ganhar, e usar ferramentas de Business Intelligence capazes de operar esse fluxo com eficiência é um dos caminhos.

TWM - Telecom Web Manager

Comentários

Comente você também