• Entre em contato conosco: +55 (11) 4111-1353
Acompanhe-nos!
image

Dispositivos IoT devem quase triplicar até 2020. Sua empresa está preparada?

Já falamos aqui no blog sobre os desafios do crescimento da IoT (Internet das coisas) para os setores de TI e gestão de telecom. Por um lado, aumento da quantidade de dados que trafegam na rede corporativa devido aos inúmeros e variados dispositivos com essa necessidade. A International Data Corporation (IDC) estima que metade das redes de TI terá excesso em sua capacidade de rede por causa dos dispositivos  IoT.

Em segundo lugar está a questão da segurança. Em estudo divulgado  em julho desse ano, a HP conclui que 70% dos dispositivos IoT – de geladeiras a maçanetas que se conectam ao wi-fi para interagir com o usuário –  têm sérios problemas de segurança, como interface WEB insegura, falta de proteção de software e outras 250 vulnerabilidades. Agora, novas estimativas mostram dimensão desses desafios.

Novos números, mais crescimento

Segundo projeções recentes do IDC, o crescimento da IoT parece maior do que se esperava. O número de dispositivos conectados deve passar de 10,3 milhões para além dos 29,5 milhões até 2020, o que equivale a um crescimento de mercado que salta de US$ 655,8 bilhões para US$ 1,7 trilhão. Maior parte das transações será relacionada justamente, ao lado de aparelhos e conectividade, aos serviços de TI necessários para dar conta dessa infraestrutura. Outra boa parcela do mercado estará focada na segurança, além de softwares plataformas e armazenamento.

Claramente, é hora de começar a se preparar para uma realidade cada vez mais próxima. Mas, como não poderia deixar de ser, são os desafios que promovem o crescimento. Na medida em que a tecnologia avança, melhorando a conectividade e a capacidade de armazenamento e processamento de dados, mais gira o mercado em torno do IoT e mais inovações tornam-se possíveis. Os setores de gestão de telecom e TI da sua empresa têm consciência dessas mudanças? Se não, é hora de começar a pensar com seriedade na Internet das Coisas.

TWM - Telecom Web Manager

Comentários

Comente você também