• Entre em contato conosco: +55 (11) 4111-1353
Acompanhe-nos!
image

Nono dígito já vale para mais seis estados. Conheça o cronograma completo da mudança

No último domingo mais seis estados implementaram o nono dígito em números de celular: Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. A medida visa padronizar as chamadas e aumentar a disponibilidade de números no país. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e Maranhão já adotaram o dígito 9 para realização de chamadas para telefones móveis.

Para que os usuários se adaptem, haverá um período de transição. Até o dia 9 de junho, as chamadas serão completadas com oito ou nove dígitos. De 10 de junho a 9 de julho, aqueles que discarem oito dígitos ouvirão uma mensagem sobre a mudança, e a partir daí, apenas chamadas com nove dígitos serão completadas. A partir de 11 de outubro a mudança ocorrerá também em Minas Gerais, Bahia e Sergipe. De acordo com o cronograma da Anatel, os números de celular do resto dos estados terão o nono dígito incluído no ano que vem.

Setor de gestão de telecom precisa ter atenção

Uma boa gestão de telecom pode facilitar a vida dos colaboradores nesse período. Em primeiro lugar, deve-se atualizar o inventário lógico, que mapeia os números e linhas. E como informação nunca é demais, vale a pena informar aos usuários das mudanças, estimulando que todos adicionem o dígito 9 aos contatos necessários das agendas.

 Pode parecer exagero, já que haverá prazo de transição e gravações automáticas que já avisam da mudança. Porém, a interação com os usuários dentro das empresas é importante para marcar a presença do setor de gestão de telecom: conscientizar os colaboradores sobre medidas aparentemente simples faz com que eles se lembrem da importância do bom uso dos recursos de telefonia também em outros momentos. Além disso, é claro, demonstra a tão necessária organização da área de gestão, como sempre frisamos. 

TWM - Telecom Web Manager

Comentários

Comente você também