• Entre em contato conosco: +55 (11) 4111-1353
Acompanhe-nos!
image

Gestão de telecom e tendências da computação em nuvem: o que você precisa saber?

Pesquisas recentes na área de Tecnologia da Informação mostram que as empresas têm sido cada vez mais atraídas pela utilização da nuvem. Segundo estudo da KPGM, que ouviu 500 executivos de todo o mundo, 50% das companhias adotam cloud computing em busca da redução de custos. Ainda de acordo com o levantamento, 54% dos que adotaram o conceito dizem ter melhorado a produtividade dos funcionários.

Como ponto negativo, os entrevistados citaram a segurança: 53% preocupam-se com perda de dados e riscos à privacidade, enquanto 50% temem o roubo de propriedade intelectual. Ainda assim, o relatório conclui que a confiança na nuvem aumentou. Em 2012, essas porcentagens eram de 83% e 78% respectivamente.

Segurança, nuvem e dispositivos telecom

Além da área de TI, a utilização da nuvem afeta os setores de gestão de telecom. Afinal de contas, os smartphones não são apenas dispositivos de telefonia, e os dados que trafegam na rede fazem parte do gerenciamento. Junte a isso o fato de nessa mesma rede conviverem aparelhos corporativos e pessoais – algo que tende a aumentar com o BYOD – e pode-se ter problemas com segurança. Mesmo assim, seria complicado desprezar as boas possibilidades da computação em cloud, e é isso que parece estar acontecendo: segundo o Gartner, o mercado de infraestrutura de serviços na nuvem deve crescer 32,8% em 2015

É mais eficiente buscar soluções. Uma delas é a nuvem híbrida, que divide o uso da rede em nuvem pública e privada. A conexão ocorre apenas quando necessário; operações que não necessitam de trafegar na nuvem pública, podem ser mantidas no ambiente privado. O trabalho em conjunto de TI e gestão de telecom limita os riscos e possibilita a redução de custos e melhor desempenho, garantidos pela nuvem. Clique aqui para ler nosso outro post sobre nuvem híbrida e seus benefícios.

TWM - Telecom Web Manager

Comentários

Comente você também