• Entre em contato conosco: +55 (11) 4111-1353
Acompanhe-nos!
image

Nuvem híbrida e gestão de telecom: aprimorando a rede corporativa

Hybrid Cloud é um ambiente de rede híbrido, que combina o ambiente público da nuvem com o ambiente de dados privado: eles se conectam apenas quando há necessidade. Sua utilização é uma estratégia de TI que visa à segurança de dados, que não ficam expostos ao ambiente público, enquanto os arquivos que têm essa necessidade podem utilizar a nuvem – como aplicativos móveis, por exemplo.

Ao dividir-se a utilização da rede entre ambiente público e interno, ganha-se em performance. As conexões que não precisam passar pela internet acontecem apenas no ambiente interno, ocasionando menor sobrecarga na rede e maior velocidade.

A nuvem híbrida e sua relação com a gestão de telecom

O uso da nuvem híbrida torna-se particularmente oportuno em um momento de crescimento da Internet das Coisas (IoT), com a tendência de aumento significativo na quantidade de dados que trafegam na rede corporativa. Como já discutimos aqui no blog, a International Data Corporation (IDC), estima que metade das redes de TI terá excesso em sua capacidade de rede por causa dos dispositivos IoT.

Há ainda a questão da segurança. A HP já divulgou um estudo que aponta 70% desses dispositivos como inseguros, com problemas na interface WEB, falta de proteção de software e outras 250 vulnerabilidades. Embora produtos como geladeiras e maçanetas ligadas ao wi-fi ainda não sejam realidade frequente, com certeza alternativas que usem as redes estarão cada vez mais presentes. Da mesma forma, o crescimento do BYOD traz preocupações similares: com mais dispositivos pessoais conectados à rede, aumenta o risco de infecção por malwares.

Por tudo isso, utilizar a nuvem híbrida pode ser uma estratégia que evita problemas com segurança. A organização do uso das redes – ora acessando a nuvem externa, ora o ambiente interno – é capaz de limitar possibilidades de dano. Tudo depende de bons estudos de cada caso para implantação adequada pelo setor de TI, em diálogo com os gestores de telecom. Só assim haverá harmonia entre as questões de segurança e as necessidades de uso das redes para as tarefas a serem desempenhadas. 

TWM - Telecom Web Manager

Comentários

Comente você também