• Entre em contato conosco: +55 (11) 4111-1353
Acompanhe-nos!
image

Como os processos de mobilidade corporativa ganharão destaque no mercado de telecom em 2015

De acordo com as tendências apontadas pelo IDC sobre os fatores que nortearão a tecnologia da informação em 2015, o mercado de telecom deve ser impulsionado pelos serviços móveis e serviços profissionais. A queda dos resultados de telefonia fixa, a ampliação no campo dos aplicativos e da internet 4G serão os maiores responsáveis pelo desempenho: estima-se que os serviços de telecom no Brasil alcancem receita de US$104 bilhões até o final do ano.

Com a mobilidade sendo cada vez mais aplicada ao ambiente corporativo surge a necessidade de intensificar a gestão e consequentemente controlar as redes. Ainda de acordo com o IDC, hoje, 21% dos funcionários das empresas brasileiras com mais de 500 empregados usam dispositivos corporativos, o que demanda o gerenciamento também dos aparelhos. Já outras tendências, como o BYOD e a Internet das Coisas vão requerer cuidados com a segurança e a quantidade de dados nas redes.

Processos e gestão de telecom

Conforme já falamos aqui no blog, uma solução interessante é utilizar o mapeamento de processos, aplicando metodologias organizacionais em pontos específicos. São várias as possibilidades: criação de workflow das etapas de faturamento, monitorando as faturas e evitando multas por atraso; mapeamento do inventário físico, seu uso e descarte adequados... Necessidades no cenário previsto de crescimento da mobilidade.

Por outro lado, conjuntamente com os esforços de TI na administração de uma rede de dados mais exigida, o uso dos softwares de gestão é imprescindível. Na medida em que aumenta o número de linhas e aparelhos, corporativos ou no modelo BYOD, fica mais complicado qualquer gerenciamento que não faça uso de estratégias e métodos tecnológicos profissionais. Se as empresas tiverem essa sensibilidade, a previsão do mercado de telecom impulsionado pelos serviços em 2015 se mostrará acertada.

TWM - Telecom Web Manager

Comentários

Comente você também