Desde os primórdios da mecanização dos processos industriais a automatização é apontada como um futuro inevitável. Porém, há algo mais amplo que a visão estereotipada de “máquinas substituindo as pessoas”: pensando não na produção, mas nos setores de serviços de gestão, a automatização é uma tendência que vem para ficar. Na gestão de telecom sua eficiência se mostra indispensável.
Automatização de gestão de telecom: necessária em qualquer empresa
É certo que na medida em que uma empresa cresce e utiliza mais recursos de telecomunicações, precisa também de mais cuidado com a gestão da área. Afinal de contas, são mais aparelhos e planos para gerenciar. Quanto maior a necessidade, mais atenção deve envolver o gerenciamento.
Com a disponibilidade de diversos planos e pacotes, com todas suas especificidades – bônus para determinadas ligações, quantidade de dados contratados – as empresas fazem vários contratos de linhas. É o momento em que geralmente ocorrem os descuidos: o aumento dessas possibilidades é positivo, mas demanda gestão profissional e automatizada que consiga coordenar e organizar a gestão. É nesse contexto que os softwares de gestão são imprescindíveis.
Automatizar é mais seguro e eficiente
O uso de softwares de TEM (Telecom Expense Management) é mais seguro justamente por causa dos processos automatizados. Ao ser comparado, por exemplo, com o uso de planilhas, no qual dados de faturamento são inseridos manualmente (veja mais), constata-se que a possibilidade de erros é bem menor. Além da inserção automática dos dados de faturas e inventário, os softwares fazem as análises necessárias para controlar os custos e indicar soluções de economia.
Embora atualmente existam ferramentas capazes de proporcionar a automatização necessária na gestão, novos avanços na área de telecomunicações devem ser acompanhados também de inovações de gerenciamento. O importante é que as empresas fiquem atentas, não desprezando a área, que proporciona corte de despesas com soluções cada vez mais eficientes.