• Entre em contato conosco: +55 (11) 4111-1353
Acompanhe-nos!
image

Tecnologias e telecom em evolução: porque a gestão é uma necessidade

Dois fatores importantes que demonstram claramente a necessidade da gestão de telecom nas empresas são a evolução do setor e da tecnologia em geral. Como aponta o presidente da TM Forum, Martin Creaner, em cerca de 20 anos a predominância da telefonia fixa foi superada pela fragmentação das telecomunicações, com a telefonia móvel e a internet. Com os smartphones conectados à internet banda larga e a possibilidade do uso de aplicativos, surgiram novos desafios. Como já falamos aqui no blog, a quantidade de dados trafegados no ambiente corporativo tende a aumentar, inclusive com a Internet das Coisas consolidando-se cada vez mais.

Embora, inicialmente, tais questões possam ser consideradas desafios para a gestão em telecom, são parte da inovação tecnológica que felizmente prossegue seu caminho. Afinal de contas, são novidades que surgem para facilitar a vida e o trabalho das pessoas. Tomemos ao exemplo as formas de gestão de faturas. Na medida em que novas tecnologias e serviços surgiram, melhoraram e foram sendo mais utilizados – a diversidade de planos de telefonia e crescimento do uso de aparelhos móveis são exemplos – estas demandaram outras inovações que acompanhassem o processo: dos tarifadores, com seus relatórios e gráficos resumidos, passamos aos sistemas de T.E.M., softwares mais complexos que avaliam planos, auditam faturas, indicam tendências, entre outras funções.

Acompanhando o bonde da tecnologia

Fato é que, à medida que a tecnologia se torna mais complexa e consequentemente mais eficiente, mais fica clara também a necessidade da busca por especialização em setores determinados. Na gestão em telecomunicações não é diferente: empresas que ainda não chegaram à conclusão da necessidade de atenção na área acabam perdendo a oportunidade de utilizar seus recursos com consciência. Gastam desnecessariamente, por vezes sem se dar conta disso.

O que esse processo de evolução nos mostra é algo aparentemente óbvio, mas que nem sempre tem a atenção merecida: deve-se acompanhar as inovações, sob o risco de ficar para trás, “perdendo o bonde” da tecnologia. Por isso, atualmente é complicado deixar de adotar a gestão de T.E.M. e usufruir de seus benefícios para as contas e para o patrimônio das empresas. Os serviços estão disponíveis no mercado, também evoluem a cada dia e, com eles, só se tem a ganhar.

TWM - Telecom Web Manager

Comentários

Comente você também