• Entre em contato conosco: +55 (11) 4111-1353
Acompanhe-nos!
image

Internet das Coisas e as empresas: como os setores de TI e Telecom devem se preparar

A Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) é uma tendência apontada como revolução tecnológica que já começa a dar os primeiros passos. Os objetos, dos mais simples e triviais a estruturas maiores, tornam-se conectados à internet e passam a se comunicar com computadores, smartphones e tablets.

Já há alguns exemplos: geladeiras com softwares que incluem receitas de pratos variados, cuja lista de compras dos ingredientes é transmitida para o smartphone; maçanetas que se abrem e fecham via wi-fi ou bluetooth, também pelo aparelho móvel... Facilidades que estão apenas começando a dar as caras.

Internet das Coisas e a Rede Corporativa

Com o crescimento da Internet das Coisas, o setor de TI e de Telecom das empresas precisam ficar atentos. Afinal de contas, a quantidade de dados que trafegarão na rede corporativa, a partir dos mais variados dispositivos, será muito maior. Segundo a International Data Corporation (IDC), estima-se que metade das redes de TI terá excesso em sua capacidade de rede por causa dos dispositivos  IoT.

Outro ponto crucial é a segurança das redes corporativas. Segundo estudo divulgado pela HP em julho desse ano, 70% desses dispositivos têm sérios problemas de segurança, como interface WEB insegura, falta de proteção de software e outras 250 vulnerabilidades. E isso apenas com relação aos 10 itens IoT mais utilizados atualmente. Não é por acaso que a IDC também faz previsões nessa área: a consultoria acredita que, em dois anos, 90% de todas as redes de TI sofrerão com alguma falha de segurança por causa dos dispositivos IoT.

A Internet das Coisas pode trazer novas funcionalidades e soluções, mas antes de tudo, é também motivo de trabalho para as corporações. Se a tecnologia aparece como um futuro inevitável, onde até roupas e acessórios terão conexões, é de se pensar como articular tudo isso dentro de uma rede. Mas não é nada que se deva temer: pelo contrário, grandes desafios sempre são oportunidade de inovar e evoluir.

TWM - Telecom Web Manager

Comentários

Comente você também