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Conheça mais sobre auditoria em telecom e evite gastos desnecessários

A auditoria é um dos serviços mais importantes oferecidos pelos especialistas em gestão de custos de telecom. Os recursos das empresas podem estar sendo desperdiçados com pagamentos indevidos, multas desnecessárias, faturas incorretas... Gastos aparentemente pequenos que, somados, resultam em prejuízo. Os processos de auditoria garantem que as despesas em telecomunicações correspondam à realidade dos custos, resolvendo esses problemas.

Auditoria de faturas e serviços

Em primeiro lugar, é fundamental auditar as faturas, descobrindo se há cobranças em desacordo. Por alguma falha, podem ser cobrados serviços já cancelados ou tarifas que não correspondem aos contratos firmados. Isso pode acontecer com empresas que costuram ter contratos diferenciados com as operadoras. Particularidades na tarifação, que podem ser definidas contratualmente e precisam ser acompanhadas com atenção para evitar que, por engano, seja cobrada a tarifa convencional. Nesse caso, a operadora é obrigada a retornar o valor errado em dobro.

Uma dica importante é ficar de olho nos dados de faturamento fornecidos pelas operadoras, muitas vezes nos próprios portais das empresas na internet. Essa é uma maneira simples de obter informações necessárias tanto para auditoria e quanto para controle de gastos. Da mesma forma, costuma-se fornecer relatórios de cumprimento de contrato de telefonia fixa e móvel. Por eles, é possível acompanhar se os serviços prestados estão de acordo com os compromissos firmados. Em caso de celulares e serviços cancelados, deve-se guardar os protocolos de cancelamento e contestar se a operadora continuar as cobranças dois meses após o pedido de contestação. Esse é um período razoável que garante que a linha foi cancelada por completo.

Auditoria do mês corrente e contestação

Como já falamos aqui no blog, a gestão de custos em telecom feita de modo contínuo oferece subsídios para uma visão abrangente e exata sobre os gastos da empresa na área. Afinal de contas, as faturas chegam mês a mês, e tudo isso deve ser acompanhado de perto pelos gestores. Auditar as contas do mês corrente garante a resolução de possíveis problemas de maneira mais simples e rápida.

Recuperar os valores perdidos por falhas no faturamento ou cobrados indevidamente é outro ponto do processo. Com o detalhamento da cobrança em mãos – que pode ser pedido para a operadora – efetua-se a contestação no canal de atendimento oferecido pela empresa. Para mais informações sobre como contestar faturas e cobranças, confira esse outro post clicando aqui.

TWM - Telecom Web Manager

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