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A importância da participação da equipe de compras na negociação de contratos com as operadoras

Ao negociar contratos, é comum que as empresas contem com a participação do setor de compras, já que a área é responsável pelo fluxo de materiais e pela garantia da obtenção de mercadorias e serviços com custo e qualidade adequados às necessidades da empresa. Até aqui, não há muita novidade. Mas e quando se trata de negociação de contratos com operadoras de telefonia?

Nesse momento, é importante lembrar-se de agir em conjunto: a colaboração harmônica entre os diversos setores só traz benefícios. É imprescindível, no caso, que o setor de compras informe-se com a equipe de telecom sobre alguns itens, tendo assim o respaldo necessário para fechar um bom negócio.

O que é preciso saber para negociar o contrato com a operadora?

Em primeiro lugar, o setor de telecom valida itens técnicos, como sinalização do tronco, capilaridade de celulares e índice de disponibilidade. Tanto para novos contratos quanto para renovações deve-se ter a ideia real das possibilidades físicas que o serviço oferece ou virá a oferecer.

Outro ponto é o impacto financeiro aplicado nas faturas. Se a comparação das tarifas for feita de forma unitária ela pode não corresponder à realidade do faturamento, ou seja, é preciso do apoio da equipe de telecom para que se tenha uma visão mais abrangente e real dos gastos da área. As operadoras têm diferentes particularidades no faturamento que devem ser mapeadas: podem cobrar assinatura fixa e não cobrar ligações locais; ter diferentes franquias de acordo com o serviço ou franquias únicas... Considerando a característica de faturamento de cada operadora, a equipe de compras pode negociar reduções de tarifas, assinaturas e avalia qual a melhor proposta. São informações necessárias para a tomada de decisões contratuais, fornecidas pelo setor de telecom.

Caso nada disso seja levado em conta, mesmo que se acredite estar fazendo um bom negócio ao basear-se apenas no valor unitário da tarifa, é possível que haja um alto impacto financeiro. Lembrando que a obtenção dos dados citados acima não é simples: geralmente precisa-se do auxílio dos softwares de gestão de telecom, como o TWM (Telecom Web Manager), que já mostramos aqui no blog. Com o trabalho conjunto do setor de telecom, a equipe de compras pode,  assim, finalizar a contratação ou renovação do contrato, fechando negócios da melhor e mais eficiente forma possível. 

TWM - Telecom Web Manager

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