• Entre em contato conosco: +55 (11) 4111-1353
Acompanhe-nos!
image

Gestão em Telecom e sustentabilidade: como a área pode ser aliada do meio ambiente

Segundo levantamentos feitos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em conjunto com empresas, governos e ONGs, em 2012 foram descartadas no mundo 49 milhões de toneladas de lixo eletrônico, 7 kg por habitante. Como a expectativa é de que o número cresça nos próximos anos, estima-se que em 2017 o descarte seja de 65,4 milhões de toneladas.

No Brasil, também no ano analisado de 2012, foram 1,4 milhão de toneladas de e-lixo, 4kg por pessoa. O país é o segundo maior gerador de resíduos da América Latina, ficando atrás apenas do México. Nesse quesito os Estados Unidos são campeões mundiais, com 9,8 milhões de toneladas: seis vezes mais que a China, que se encontra na segunda posição.

 

Sabemos que com a crescente evolução da tecnologia os equipamentos ficam obsoletos cada vez mais rapidamente. O principal problema com relação a toda essa montanha de lixo é a forma como é descartada: os eletroeletrônicos possuem em sua composição substâncias tóxicas que podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, prejudicando setores como os de abastecimento de água e agricultura.

O que a gestão de telecom tem a ver com isso?

Para começar, uma informação simples e importante: as baterias de celular, assim como pilhas e outros tipos de bateria, contêm chumbo, mercúrio, cádmio e outras substâncias perigosas. Cabe às empresas e é papel dos gestores providenciar o descarte correto e sustentável, feito por meio de ONGs e outras empresas de processamento de lixo eletrônico. Levar em conta o descarte consciente também faz parte da gestão de inventário em telecom, do qual falamos na semana passada (clique aqui para ler).

Há também outras formas de agir de maneira sustentável, relacionadas ao ciclo de vida do recurso (CLM - Communication Life Cycle Management). Algumas medidas podem ajudar o planeta e ainda garantir mais economia. O TWM, software de gestão da Guiando Telecom, por exemplo, envia seus resumos e gráficos resultantes de suas análises por e-mail, bem como elimina a fatura impressa por parte da operadora, evitando gasto desnecessário de papel.

Uma forma simples de fazer da tecnologia uma aliada na luta pela diminuição do impacto ambiental.

As boas ideias surgem a todo o momento, e é importante que a sustentabilidade esteja na base desse pensamento. Não estamos falando apenas de gestão, mas também de garantir um futuro melhor.

TWM - Telecom Web Manager

Comentários

Comente você também