• Entre em contato conosco: +55 (11) 4111-1353
Acompanhe-nos!
image

Wi-Fi Calling: conexão com a rede da operadora via wi-fi

O Wi-Fi Calling é uma tecnologia que permite que voz e mensagens de texto sejam enviadas para a operadora através da internet. Os dados trafegam usando a infraestrutura da operadora, mas sem a necessidade do uso das torres de celular. Enquanto o VoIP e aplicativos para smartphone não são associados ao número de telefone, chamadas por Wi-Fi Calling registram o número mesmo sendo feitas com o uso da internet. Ou seja: os contatos saberão quem está chamando, como numa ligação telefônica comum.

Benefícios e economia

Um dos benefícios do uso do Wi-Fi Calling é a possibilidade de fazer chamadas mesmo onde não há sinal da operadora ou que este esteja fraco – desde que, é claro, haja wi-fi disponível para direcionar a ligação para a rede. Ainda assim, é preciso que as operadoras deem suporte ao serviço. Por enquanto, em todo o mundo são poucas as que já o fazem.

Nos países onde operadoras já oferecem essa possibilidade há variações no preço a ser cobrado. Algumas não cobram nada por ligações internacionais via Wi-Fi Calling; em outros casos, cobra-se o valor de uma ligação local. De qualquer forma, uma boa forma de economia. Na parte técnica também é possível descrever bons motivos para a aposta no Wi-Fi Calling: testes apontam a estabilidade da ligação, melhoria na qualidade do áudio e economia de bateria dos smartphones. Além disso, em horários de pico ou locais onde as redes de telefonia possam estar congestionadas, a tecnologia é uma boa saída.

Um caminho pela frente

Ainda há pontos a serem esclarecidos sobre o Wi-Fi Calling, principalmente no que diz respeito à sua adoção pelas operadoras e como ele irá funcionar na prática. A questão operacional é específica delas, já que o sistema é diferente do VoIP, utilizando a rede da operadora. Onde tudo isso já é uma realidade, como nos EUA e França, o que se vê são bons resultados e uma alternativa viável em muitos aspectos.

Vale a pena que os gestores de telecom se informem sobre quais aparelhos e operadoras dão suporte à tecnologia no exterior: isso pode significar menos gastos com roaming internacional. A chegada do Wi-Fi Calling no Brasil e seu impacto nos setores de telefonia e telecom são cenas dos próximos capítulos. Fiquemos de olho!

TWM - Telecom Web Manager

Comentários

Comente você também