• Entre em contato conosco: +55 (11) 4111-1353
Acompanhe-nos!
image

Entendendo os três tipos básicos de chamadas móveis (VC1, VC2 e VC3)

No momento em que chega a conta do telefone celular, o usuário costuma se deparar com termos e códigos desconhecidos, o que dificulta a compreensão dos seus gastos. Mas, é a partir destes termos que as operadoras de telefonia discriminam e cobram cada um dos serviços que foram utilizados.

Para ajudar a desvendar e entender alguns termos vamos destacar os mais comuns no âmbito das faturas de telefonia. Mas antes, é necessário assimilar como são identificados e tarifados os serviços.

Existem três tipos básicos de chamadas que podem ser efetuadas a partir de um celular. Elas são caracterizadas através do código de área (Código Nacional¹), popularmente conhecido como DDD do acesso.

A duração é contabilizada em intervalos de 6 segundos, sendo faturadas as ligações entre 3 e 30 segundos como 30 segundos (tempo inicial de tarifação) e as abaixo de 3 segundos descartadas.

Os três tipos são:

VC1 (Valor de Comunicação 1): É a chamada local realizada de um acesso fixo para móvel e vice-versa, ou ainda, de um móvel para móvel.

Os valores praticados pelas operadoras de celular para este serviço são livres. Mas para as chamadas originadas de acesso fixo são reguladas pela Anatel, órgão competente que regulamenta o setor de telefonia.

VC2 e VC3 (Valor de Comunicação 2 e 3): É a chamada longa distância realizada de um acesso fixo para móvel e vice-versa, ou ainda, de um móvel para móvel com códigos de área diferentes. Sendo: VC2, se o primeiro dígito do DDD dos dois telefones for igual e o segundo diferente; VC3, se o primeiro dígito do DDD dos dois telefones for diferente.

Nessas chamadas é necessário o uso do código da operadora (CSP) cujos valores cobrados variam, resultado da livre concorrência no mercado.

Além dessas cobranças, deve-se ficar atento as demais tarifações que podem incidir sobre as ligações. Uma delas é quando estamos fora da nossa área de registro, por exemplo, em uma viagem numa localidade com DDD diferente do de origem.

AD (Adicional por Chamada): É o valor fixo cobrado em cada comunicação, realizada ou recebida, por um acesso móvel que estiver localizado fora de sua área de mobilidade, ou seja, onde o primeiro dígito do DDD dos dois telefones for diferente.

Extras: Mapa Interativo de Códigos de Área | Código de Seleção de Prestadoras

Artigo escrito por: Fábio Diniz

Esta imagem  é cortesia de 1shots / FreeDigitalPhotos.net

TWM - Telecom Web Manager

Comentários

Comente você também