• Entre em contato conosco: +55 (11) 4111-1353
Acompanhe-nos!
image

“Copa das Selfies”? Sobre Copa do Mundo, internet móvel e telecomunicações

Pouco antes da Copa falamos aqui no blog sobre a cobertura das teles nos estádios. A instalação de 164 quilômetros de fibra ótica nas arenas, a colocação de 3,7 mil antenas de acesso às redes móveis e mais de mil antenas Wi-Fi garantiram o que alguns já têm chamado de “Copa das Selfies”. O investimento para isso tudo foi de R$226 milhões de reais.

Como redes Wi-Fi estiveram disponíveis em apenas metade dos estádios, as redes de dados das operadoras poderiam ficar sobrecarregadas, tornando as conexões um pouco mais lentas. Nada que impedisse os torcedores de registrarem e postarem os momentos da Copa no Brasil: de acordo com o SindiTelebrasil, só até as oitavas de final foram enviadas 38,5 milhões de fotos de dentro dos estádios, 8 mil fotos por minuto no período de maior tráfego de dados.

É claro que os jogadores também entraram na moda. Seja postando as famosas selfies ou interagindo com os fãs por meio de várias redes sociais, parece que os atletas não largaram os aparelhos. O motivo varia: da foto com os colegas de time até com personalidades importantes, como na selfie do jogador Podolski com a chanceler alemã Angela Merkel.

Seleção postou mais que finalizou

Se podemos ter alguma certeza após a Copa, é que as redes sociais e seu acesso a partir de dispositivos móveis estão cada vez mais presentes – até no imaginário popular. Após o desempenho ruim da seleção brasileira, o excesso de postagens virou motivo de crítica. Foram 500 fotos postadas pelo time contra 111 finalizações nos jogos. Ou seja, os jogadores brasileiros postaram quase 5 vezes mais que chutaram a gol.

Estatísticas curiosas e que nos trazem algumas conclusões não apenas com relação ao futebol. A internet móvel já faz parte da vida dos brasileiros, um mercado que cresce e evolui rapidamente – tanto na parte de redes quanto dispositivos. Esse pequenos detalhes que podem ser observados por trás da Copa dão a dica para o setor de telecomunicações: sempre é bom ficar antenado, mesmo quando, aparentemente, o assunto é outro.

*A imagem é cortesia do bplanet / FreeDigitalPhotos.net

TWM - Telecom Web Manager

Comentários

Comente você também