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Gestão de custos em telefonia: corte despesas e aumente sua margem de lucro

Um “ralo” por onde os recursos de sua empresa podem estar sendo desperdiçados sem que isso seja notado. Na telefonia particular os usuários já passam por inúmeros problemas, como cobranças indevidas e má qualidade de serviço das operadoras – campeãs de reclamação nos órgãos de defesa do consumidor. Agora, imagine nas médias e grandes empresas, com diversas linhas, aparelhos e pacotes de serviços em telefonia. Nesse cenário, a gestão dos custos de telefonia é extremamente necessária.

Várias maneiras possíveis para reduzir os gastos

Quanto mais uma empresa cresce, mais ela necessita dos serviços de telecomunicação – para uso interno ou externo. Assim, aumenta também o trabalho dos gestores que têm de lidar com as faturas e processos relativos à telefonia. Atualmente, a melhor alternativa é o uso de sistemas e soluções de T.E.M. (Telecom Expense Management), especialmente desenvolvidos para esse fim. O controle automático é muito mais eficiente que a utilização de planilhas, por exemplo, mais trabalhosas e suscetíveis a alterações e perdas indevidas de dados.

É possível, assim, auditar as faturas. Lembra quando falamos, no início do texto, sobre gastos desnecessários e cobranças indevidas? O grande fluxo de faturas por vezes inviabiliza a contestação desses valores. Padronizar e automatizar tudo, via software, é uma ótima solução. Da mesma forma, é necessário mapear aparelhos e planos, o que também pode ser centralizado em um sistema de T.E.M.: sua empresa pode ter linhas em desuso, multas em atraso e planos em desacordo com as reais necessidades administrativas. O gerenciamento automático enxuga os gastos supérfluos apontando onde estão os problemas.

Fazendo o inventário: conheça sua rede

Tão importante quanto gerenciar faturas é inventariar todos os dispositivos utilizados. Nisso inclui-se os dados do funcionário responsável pelo equipamento, sejam modens, chips, celulares, ramais, entre outros. Manter e atualizar tal cadastro possibilita não só a conservação do patrimônio, mas também um melhor controle dos planos utilizados – o que nos faz voltar ao tópico anterior, do corte de gastos desnecessários.

O controle minucioso por equipamento facilita a gestão das faturas, incluindo seu estado: recebidas, pagas, pendentes... Dessa forma têm-se o panorama geral das telecomunicações na empresa, evitando os pagamentos indevidos

TWM - Telecom Web Manager

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